quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

COPA BRASIL: PREOCUPAÇÕES

Paysandu 0 x 0 Potyguar. Eles jogam por dois resultados: vitória e empate a partir de 1 x 1. O Papão precisa vencer, por qualquer resultado. Com todo respeito aos potiguares, mas só um zebrão tira o Paysandu da próxima fase contra o Palmeiras, aí começa a morar o perigo não pelas questões do jogo em campo, mas...



São Raimundo 1 x 0 Botafogo, Branco entrou e marcou para o Pantera. Agora vai ser lá, onde mora o perigo não pelas questões do jogo em campo, mas ...


Acompanhe o raciocínio.
Há quase 20 anos eu, o hoje repórter Paulo Caxiado, o árbitro jurunense Odonel Ramos, o ex-árbitro da FPF e filho do Teodorico Rodrigues, o Mauro Gilberto, e o Saveney Maria Tavares, campeoníssmimo remador por Paysandu e Tuna, fomos comer um caranguejo numa casa especializada que abrira na Alcindo Cacella. O papo ia rolando.

- Olha quem está entrando aí. - informou um dos meus acompanhantes.
- Edson Matoso, meu amigo, não conte até dez, conte comigo - foi logo saudando o novo freguês do caranguejo. Era o Geraldo Rabelo, de muitas histórias e estórias do futebol paraense.

Conheci Geraldo Rabelo quando eu era da TV Liberal e ainda saia para fazer reportagens. Sempre atencioso procurava manter bom relacionamento com os da imprensa. Lanche não faltava já que era proprietário da famosa Panificadora Dom Bosco, uma na Sacramenta e outra na José Malcher, em São Braz.
- Mauro Gilberto, o melhor árbitro do Pará. Como vai? - Geraldo continuou o cumprimento a todos.
- Tudo bem - Mauro respondeu com meio sorriso.
- Preciso falar com você - setenciou Geraldo Rabelo, ex-diretor do Paysandu.
- Ei, Geraldo, deixa o garoto rapaz !- sorrindo sugeri ao já falecido dirigente bicolor.
- Não se preocupe Matoso. Tá bem, vou falar na frente de vocês. Eu não quero nada é só que quando você estiver apitando, na dúvida, apite para os de casa. É só isso. Té logo. - rindo se despedia Geraldo Rabelo se encaminhando para outra mesa.

Todos rimos da "ingênua" sugestão do simpático cartola. Geraldo falava isso pois naquele tempo havia insegurança dos times daqui, tanto Paysandu como Remo, pois a turma da bandeira era acusada de proteger mais os times de fora enquanto lá fora os assistentes e árbitros protegiam claramente o dono da casa.

Não estou dizendo que o Geraldo estava certo, mas era fato. Por essas e por outras que o perigo que o São Raimundo vai enfrentar lá fora é, digamos, a dúvida de quem manda no jogo, pois em campo para mim no futebol brasileiro você tira uns cinco ou seis times que se pode dizer favoritos a partir daí só com os deuses de araque do futebol. Lembram do Águia, de Marabá ano passado contra o Fluminense? Até os cronistas de lá disseram que os paraenses foram prejudicados. Não é mania de perseguição, mas prevenção. Os jogadores de Paysandu, São Raimundo e Remo precisam de equilíbrio emocional para tais situações e coloquem a qualidade técnica e disciplina tática em primeiro lugar. Qualquer reclamação pode ser considerada acintosa.


O Paysandu vai representar o Pará na Copa São Paulo do ano que vem. Os bicolores golearam o Clube do Remo por 6 x 2 e ganharam o título de campeão do Sub 17 de 2009. No final uma frase do Mancha, dirigente do Paysandu, que precisa ser analisada: "Não são os governantes que vão resolver o problema do futebol do Pará, mas os garotos da base para que depois nossos clubes não paguem folhas de R$ 250 a R$ 300 mil por mês".
Entendo que o desabafo do Mancha tem fundamento, contudo não se pode abrir mão da verba do governo também para a base.




2 comentários:

  1. Matoso, acompanho teu programa, qse que diariamente. Só perco quando não dá mesmo pra assistir. Aí quando não assisto, vou no site da ORM ver os lances, as novidades e etc. Lá dá pra ver tudinho, a hora que eu quizer. Mas confesso que prefiro muito mais as reportagens do teu programa, muito mais bem explicadas, e com um jeito bem paraense de se fazer jornalismo. Então eu te pergunto, tem como, em algum site ou sei lá que lugar, ver reportagens, ou até mesmos programas que eu hei de perder? Se puder responder pra esse e-mail: afds3000@yahoo.com.br, ficaria muito grato. Tudo de bom e sucesso na vida pessoal e profissional!

    ResponderExcluir
  2. Caro Alexandre agradeço sua preferência que me serve de grande apoio. Quanto ao site para atender sua necessidade, no estilo SBT Esporte, não sei se há por aqui. Embora em passos lentos venho tentando introduzir no meu próprio espaço, mas ainda tenho muitas dificuldades para tal. Questão de espaço e mão de obra suficiente, mas já chegue no orkut, engatinho no blog e o objetivo é o SBT Esporte num site, como você reivindica. Um abraço de FÉ!

    ResponderExcluir