CLUBE DO REMO, com 16 pontos, ninguém pega, neste primeiro turno. Classificado e em primeiro lugar com vantagem do empate para chegar à decisão. Joga contra um desesperado e irregular Aguia de Marabá. O ataque do Leão está fulminante com Velber, Marciano e Elito na artilharia com quatro gols cada. O meio campo é seguro com Danilo e Fabrício Carvalho e criativo com Velber e Gian. Lá atrás o goleiro Adriano é até chamado de paredão e enquanto a direita da sua defesa com Levy e Pedro Paulo está bem o lado esquerdo ainda é inseguro. Samir, com três amarelos, está fora. É jogo para a Nação Azulina lotar e festejar no Baenão.
INDEPENDENTE. Em segundo lugar com 10 pontos, o representante de Tucurui está classificado por ter chegado a três vitórias. O objetivo é manter o segundo lugar o que lhe garante na semi final jogar pelo empate com o terceiro colocado e chegar a decisão do turno. Portanto a vitória sobre o Santa Rosa é importante, inclusive para somar pontos e garantir logo vaga na fase principal do Parazão 2011. Lima e Roberto marcam e atacam bem pelo lado direito da defesa do Galo Elétrico. Euler é eficiente na proteção da defesa, apoia e cobra falta muito bem. Ró e Da Costa formam uma boa dupla de ataque. O jogo será no Estádio Navegantão, em Tucurui.
PAYSANDU, em terceiro lugar com 10 pontos, precisa empatar com o São Raimundo, em Santarém para se classificar. O técnico Barbieri vive se explicando na imprensa esportiva em função das constantes críticas por parte de setores da torcida e da própria crônica. Com mais de 40 jogadores Barbieri luta para montar o time ideal, mas enfrenta problemas de contusão, de jogadores fora de forma, uma central de boatos e com problemas de regularização. Vejo o Papão com um bom, e grande, elenco para a realidade das competições que disputa. Tem valores individuais incontestáveis como o goleiro Fávaro, os meias Sandro e Eanes e os avançados Didi e Moisés. As laterais apresentam dificuldades e Barbieri continua mostrando confiança em Parral, embora o jovem Állax mereça o mesmo grau de oportunidade. Gosto do miolo de zaga. São quatro gigantes vigorosos e bem dispostos. Vitor Hugo, Leandro Camilo, Rogério Corrêa e Paulão, penso, pelo que vi até agora, eles têm tudo para tranquilizar ali atrás. O jovem Jenisson precisar agarrar a chance que o técnico lhe dá. A regularização de Fabrício dá um novo alento na criação do meio campo bicolor.
SANTA ROSA, em quarto lugar com 8 pontos, precisa vencer o Independente de Tucurui. A equipe comandada pelo Prof. Mario Henrique depende unica e exclusivamente de suas próprias pernas para ganhar uma vaga no G4 do primeiro turno. Coró, empresário castanhalense e presidente do Santa Rosa, é um jogador primordial fora das quatro linhas e dá total condições ao seu grupo em invejável alojamento em Castanhal. A equipe corresponde e não decepciona com resultados dentro da média de uma competição tão acirrada. Flávio é seguro no gol. George é forte na zaga. Kévisson, o camisa 10, desfalca o time que contratou Marclésio que já marcou gols e soma muito com o vibrante Marcelo Dias. A missão é dificil, não impossível, pois já classificada a equipe de Tucurui, adversária da Pantera Modelo, pode sofrer a síndrome do relaxamento, tão comum nesses casos.
CAMETÁ, em quinto lugar com sete pontos, joga na Curuzu, contra o combalido, mas não morto, Ananindeua. Os adversários diretos do Cametá, Paysandu e Santa Rosa, também jogam fora de casa, com adversários competentes. O time de Artur Oliveira tem bons jogadores individuais como o goleiro Alencar Baú, o lateral Américo, o meia Tete e o atacante Torrô, mas o conjunto deixa a desejar se levarmos em conta que a onzena cametaense joga desde a segundinha com poucas mudanças. Na disputa com o Santa Rosa basta o Cametá vencer o Ananindeua, que chegaria a 10 pontos, e o time do Santa Rosa empatar em Tucuruí. Na disputa direta com o Paysandu, bastaria o Cametá vencer o Ananin por dois gols de diferença e o Papão perder em Santarém.
ÁGUIA, de Marabá, é o sexto colocado com cinco pontos. Tem um bom elenco, mas não se acertou. Seu comportamento é cheio de altos e baixos e na derrota de 4 x 3 para o Tucurui, depois de estar vencendo por 2 x 0, criou um estado de crise no Águia com a torcida pedindo até a cabeça do técnico João Galvão, figura querida pela determinação e garra com que defende a agremiação do sudeste do Pará. Não fosse as supresas do futebol poderíamos dizer que a missão do Águia é impossível, pois precisa ganhar o líder ínvícto Clube do Remo, diante da sua galera no Baenão, e ainda torcer para que Cametá, Santa Rosa e São Raimundo percam seus jogos. Só isso.
SÃO RAIMUNDO, de Santarém, sétimo lugar com cinco pontos. O campeão brasileiro da série D de 2009 começou o ano perdendo seguidamente. Venceu só um jogo, em casa e do pior time do certame, o Ananindeua. Mudou de técnico e com Flávio Barros ganhou moral com a bela vitória de 1 x 0 sobre o Botafogo RJ, pela Copa Brasil. O time é bom e se entrosa a cada jogo. O goleiro Labilá, os zagueiros Filho, Carlão e Evair seguran a zaga. Leandrinho e João Pedro são laterais de valor. O vigor de Marcelo Pitbul aliada técnica de Michel se completam com Branco e Max Jari no ataque. Para entrar no G4 do primeiro turno o Pantera precisa, no Colosso do Tapajós, vencer do Paysandu e esperar que Santa Rosa, Cametá e Águia percam seus jogos. É dificil, não impossível. É bom lembrar que o São Raimundo costuma se atrapalhar com os bicolores. Em 2009 seu bem contra o Remo, mas com o Paysandu perdeu até em casa. É esperar para saber como fica o G4 e PARTICIPE DA PROMOÇÃO VALENDO INGRESSOS E CAMISETAS FEMININAS PARA AS DISPUTAS DAS SEMI FINAIS.
E A LAMBANÇA NA FPF? Vamos reunir todas as orações com Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses, de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira de Santarém, para que os homens que fazem cumprir as leis do futebol tenham piedade de nós e não condenem o São Raimundo que mandou inscrever João Pedro, Beto e Hallace e a Federação esqueceu e com isso eles atuaram irregularmente contra o Botafogo que pode ganhar os pontos e mais algumas dezenas de milhares de reais já guardadas nos cofres tapajônicos.Desculpem, mas Égua da mancada! O julgamento será às 13h30min no Rio de Janeiro.