quinta-feira, 25 de março de 2010

OS TÉCNICOS

CHARLES GUERREIRO.


Tomara que não seja fogo de palha dos dirigentes do Paysandu. Claro que sei do velho e rídiculo discurso de que futebol é resultado,e é, mas em Belém basta perder duas ou três vezes para o técnico começar a cair. Já ouvi setores de torcida e da imprensa esportiva, sob os olhares de cartolas que ainda não se manifestam às claras, que Charles Guerreiro não deveria estrear com tanta mudança frente ao Independente de Tucurui. Isso é começo de fritura. É iniciar o processo de derrubação. Remistas e bicolores depois dos trabalhos do primeiro turno pegaram uma sequência pesada e o descanso faz parte sim. Além do mais Charles não tinha outro momento a não ser esse de perceber de perto, em jogo, valendo ponto, até que ponto o restante do elenco bicolor, um por um, pode ser utilizado quando necessário. Comparar a atitude de Charles Guerreiro com a de Sinomar no caso do Remo contra o Águia, me desculpem, é não enchergar a diferença básica. Sinomar não ganhara nada, mas precisava descansar o seu time de trintões, sem preconceito, estafado com a disputa ferrenha. Eram 11 mais uns dois ou três alternativos no banco. Era ou não era? Ou ainda é? Charles deu descanso para o time na hora certa, após a conquista do primeiro turno, vaga pra decisão e para a Copa Brasil de 2011. Eu aposto com quem quizer como Charles vai levar o Paysandu a semi final do returno, apesar dos derrubadores de plantão. Quanto a chegar ao título não aposto nada. Aí é querer adivinhar, todavia o Papão tem cacife pra isso.

AINDA O GUERREIRO.

É comum um discurso no futebol paraense:"técnico tem que ser conhecido lá fora". Isso é uma maneira de explodir a tentativa, principalmente, de Remo e Paysandu, em desvalorizarem a mão de obra local. Pois bem, engulam essa! Charles Gurreiro é conhecido, e muito bem reconhecido e respeitado lá fora. A passagem de Charles pelo Flamengo, Guarany e seleção brasileira deram a ele um status que poucos têm no Brasil. Com um pouco mais de voz ativa Charles vai ultrapassar fronteiras. Tem conhecimento, humildade e bagagem para isso.

SINOMAR


Lá atrás, ano passado, com um empate ou mesmo uma vitória apertada durante os amistosos interioranos do Clube do Remo os boatos sobre a queda de Sinomar Naves eram descarados. Invariavelemente Sinomar era perguntado por reporteres sobre seu tempo de contrato, sobre se ele já sabia do que estavam falando, se ele aguentaria a pressão? Ora deram um pinto gôgo para o Sinomar transformar em Leão. Os dirigentes tinham vergonha e medo(!?) de colocarem o time nos campos de Belém e quando aconteceu cotra o time dos índios, que deu empate, foi um Deus nos acuda. Sinomar foi perseguido o tempo todo, dentro e fora do clube. Ele pode até negar, por uma questão de política de boa vizinha e manter o mercado aberto para ele, mesmo por que "futebol é isso mesmo".Por acaso Sinomar teve real influência nas contratações? Não sei se ele assumiria o risco criado por outros.Dos trintões Marciano sempre foi pretendido, inclusive por ele. Marciano correspondeu. Na minha opinião o time do Remo chegou ao seu limite. Cansou.Era fácil escalar a onzena, mas na hora da substituição só um grito: "Samir, Samir..." me desculpem, muito pouco para o Remo, sei, contudo, que é do que o Remo pode dispor diante de um quadro que beira o desespero financeiro, ao ponto de perder os 50 hectares da sede campestre, Benfica. UMA VERGONHA contra a qual ninguém reage. É mais fácil e cômodo derrubar o treinador.

TRINTÕES
Ou "SE VIRA NOS 30". Gente não se trata de preconceito. Adriano é titular absoluto, em muitos times no Brasil. Marciano é um artilheiro nato.Gosto da liderança do Pedro Paulo. Quem é capaz de questionar a qualidade do Velber? Confesso que sou fã da precisão dos passes e lançamentos do Gian. Sei de como Samir entusiasma a torcida. Até o Fabrício Carvalho, isso quando consegue acertar um chute de fora da área,serve. Mas todos juntos, no mesmo time, no sol, numa temperatura que arrebenta até quem está nas cabines, com a disputa acirrada observada no campeonato e contra a correria de uma certa molecada bicolor, não é fácil. Dois três va lá, mas seis sete ao mesmo tempo, aí inclui o Índio, não é fácil. Sei também que entre eles e a insegurança em escalar os novatos do banco a lógica, não a minha, é mante-los em campo. Droga, então quando os novatos do banco de reservas vão aprender?

Um comentário:

  1. “Minha Opinião de um Verdadeiro Bicho Papão para 2010”.


    Caro amigo,
    Papão treinando e se preparando para serie C, estamos no caminho certo espero que deixem o Charles trabalhar em paz, que a carta branca de montar o time seja dada a ele e o Lecheva, que por sinal é uma dupla promissora, que o Papão de mais estrutura para os meninos da base(Moises, Cláudio Allax, Wanzeler, Admilton, Billy, Braian, Jenison e o Juba(excelente atacante na bola aérea) que o Charles cuide da cobertura da zaga pra que falhe menos que é nosso problema evidente agora, que se entrose essa equipe deixando jogar e minimizando seus erros e o principal pare as contratações de quantidade, se for pra trazer traga qualidade, estilo Mael, Rafael Oliveira, Finazzi, Alex Oliveira...(importados) e planejar contratar os melhores dos outros times do campeonato Paraense, estilo Filho zagueiro, Daniel volante, Pit Bull (volante), Kevison (lateral, meia e volante), Aldivan (lateral), Adelson (meia e volante), Thiago marabá (meia e volante), Maxi Jarí (atacante) e do lado de lá do vizinho, só se for Marciano e Welber. Se fizermos isto subiremos pra serie B, com louvor e com as dificuldades normais mais sem sofrimento.
    OBS: “e se por acaso o presidente quiser trocar o treinador só se for Givanildo de Oliveira o Marento vencedor”. “Se for pra trocar que seja o melhor treinador de todos os tempos do Papão ou deixe o Charles trabalhar”.

    ResponderExcluir