sexta-feira, 30 de setembro de 2011

2ª Coluna no Jornal dos Esportes de Ananindeua 30/09/2011

UM GIGANTE
Ananindeua é um município gigante. A sua economia, a exemplo da capital, tem no comércio e no serviço seus pontos fortes. Particularmente me utilizo deste seguimento em pelo menos 30% das minhas necessidades. Ananindeua é gigante por seus habitantes que formam mais de 35% da população da capital paraense, em uma área que equivale a 18% de Belém, mas sua propagação esportiva não corresponde ao seu gigantismo, por quê?
UM GIGANTE (2)
A idéia não é ser um crítico mordaz, mas questionar e participar mais de um processo para que o desporto local se propague valorizando as ações de seus criadores, organizadores, patrocinadores e praticantes. E sem essa de pai da criança, pois não estou inventando a roda, só lembrando que ela existe. A sociedade será contemplada com as ações de cada time, cada clube, cada escola, cada atleta, cada família e a badalada inclusão social, pelo esporte, não será mera falação, mas atitude da própria comunidade, e sei quanto já é feito, implementada por seus gestores e gerentes públicos e privados. E Ananindeua tem muita coisa boa no esporte que precisa ser mais divulgada, sem privilégio de poucos.
UM GIGANTE (3)
No futebol a dívida é grande. Sem um estádio digno do seu público, Ananindeua patina no esporte mais popular do Brasil, apesar do esforço de alguns idealistas. Os resultados ainda são tímidos a começar da falta de uma torcida que adote a bandeira municipal, como Cametá, Marabá, Bragança, Santarém e o novíssimo Tucuruí já fazem. Pelo tempo que tem e pelas forças políticas e econômicas Ananindeua já poderia fazer frente, para valer, ao Remo e Paysandu, os bambas (?) da capital. Por enquanto a galera de ananin ainda se divide entre remistas e bicolores. Por enquanto, pois quando o estádio estiver pronto, o time enquadrado, seus ídolos promovidos e a torcida assumindo seu papel as coisas começarão a mudar e desejo muito que este momento não tarde para poder testemunhar e comemorar com todos a nova e verdadeira força do desporto paraense.
SEM ALIENAÇÃO
Desde o século passado ouvi ateus assumidos (?) dizerem que a religião era o ópio do povo. Pra mim não, pois creio em Deus, em Nossa Senhora e no poder do Espírito Santo, mas não deixo de estudar e trabalhar sei que não cai do céu. Ainda dizem que o futebol é uma forma de alienação, pra mim não. Além da paixão das torcidas o desporto é fantástica ferramenta de inclusão e de grande oportunidade de negócio, de emprego e renda. Nada de alienação, quer saber de uma? Neste momento, quando concluo a coluna, o Bom Dia Brasil, da Rede Globo, informa que estamos péssimos no ranking do saneamento básico brasileiro. Belém é o 6º pior município do Brasil. Ananindeua está em 4º lugar. Para torcer e praticar esporte precisamos de saúde e saneamento é saúde. Um abraço de Fé!

Um comentário:

  1. O comentarista esportivo (Chico Lang)chamou o time do independente de timinho la da casa do...do fim do mundo la do para, que o povo nao confundisse o independente com o independient da argentina.
    Foi muito ironico seu comentario menosprezando o povo paraense!
    Por favor procure assistir essa reportagem
    13/03/12 as 18:15

    ResponderExcluir